Blog

Você sabe a importância da Qualidade do Datamatrix?

06/08/2018, por Rodrigo Klein

O Datamatrix é um código bidimensional que vai ser impresso em linha. Diferente do código de barras que já vem na arte do cartucho, ele é aplicado em uma condição dinâmica que pode variar em função de algumas condições.

Você pode ter uma série de fatores que podem influenciar negativamente na qualidade do datamatrix e com isso fazer com que o seu código não seja lido adequadamente na cadeia de suprimentos.

Pensando nisso, na norma ISO que estabelece o padrão, existe uma métrica de qualidade chamada GRADE que define quando um código é bom ou ruim.

Essa métrica leva em consideração algumas características que são relacionadas principalmente com contraste, esquadro do código e qualidade dos pontos do código.

Essas características de qualidade somadas ganham uma nota que vai de 0 a 4, que geralmente é representada em A,B,C,D e F.  Desse momento em diante você passa a ter uma referência que indica se o seu código pode ou não ir para o mercado.

A recomendação é que um código só pode ir para o mercado se ele estiver com no mínimo uma nota 2, ou seja, grade C.

A questão que gira em torno do grade é que apesar da nota 2 (Grade C) ser aceitável, já existem notícias de que nos Estados Unidos os distribuidores já estão exigindo no mínimo nota 2.5, que quase um Grade B e na Coreia do Sul já é adotado B como padrão.

Isso se dá pelo fato de que a Degradação do código pode impactar diretamente no tempo de leitura dos produtos e consequentemente aumentar os custos nos processos logísticos.

Com isso o que quero resumir nesse vídeo é que a qualidade do código deve ser uma métrica controlada na produção e deve fazer parte do controle de qualidade de todo o lote e você não deve apenas confiar nos equipamentos.

Existem equipamentos de checagem de qualidade do código de barras que podem ser usados para atestar que tudo está dentro dos padrões. Esses equipamentos são dispositivos com sistema de visão que quando fazem a análise do código garantem que tudo está dentro dos padrões.

Para que você entenda melhor, tem um trecho do vídeo em que o Marcelo Georgini da Omron demonstra como funciona o LVS.

Em resumo, é muito importante estar atento a isso para identificar se existe alguma degradação do código. Se seus produtos começarem a apresentar problemas de leitura e não puderem ser lidos na cadeia, o prejuízo é certo em função das devoluções que irão ocorrer.

Hoje fico por aqui, espero que tenha gostado e até o próximo vídeo.

Grande abraço.