Blog

Você sabe o que é o IET?

02/07/2018, por Rodrigo Klein

Você já ouviu falar de IUM, mas será que já ouviu falar de IET?

Acompanhe mais esse vídeo e fique por dentro!

Quando o assunto é Rastreabilidade de Medicamentos, certamente a maioria sabe o que é o IUM, que é o Identificador Único de Medicamento. Mas será que você sabe que existe um outro identificador exclusivo pra embalagens de Transporte?

Isso mesmo, hoje vou falar pra você do Identificador de Embalagens de Transporte.

Imagine a seguinte situação… A sua linha de produção está serializando medicamentos e aplicando o datamatrix com o IUM em todas as unidades. Ao final da linha de produção você faz a agregação e coloca medicamentos em uma caixa de transporte e posteriormente em um pallet.

Nesse processo, HOJE de alguma forma você já identifica a caixa de embarque e em algumas empresas, também o pallet, mas utilizando uma identificação que na maior parte dos casos não é serializada, ou seja, não contém um número serial único.

Com a Rastreabilidade de Medicamentos, você também terá que usar a mesma técnica de serialização na caixa de embarque. Essa ação de identificar a caixa de embarque dá a ela um IET, que é o identificador de embalagem de transporte.

O IET é a chave para que os processos logísticos funcionem com a Rastreabilidade e vou te explicar o por que!

É economicamente inviável que cada ponto da cadeia de suprimentos abra a caixa para conferir os seriais que estão dentro dela. Cada ponto da cadeia deve ter a capacidade de saber o que está dentro da caixa apenas sabendo qual é o seu IET.

Existem algumas formas de identificar uma caixa de embarque que são:

  • Usando um identificador adhoc, ou seja, um identificador em sem padrão, que pode ser até um identificador só da sua empresa
  • Usando um SGTIN – Serial mais GTIN, que é uma identificação no padrão GS1
  • Usando um SSCC, que é apenas um serial no padrão da GS1.

E por que isso é tão importante?

Por que sem isso, a cadeia de suprimentos pode ter grandes prejuízos gerados por falhas em processos operacionais.

Vou te dar um exemplo. Em 2014/2015 nós fizemos um piloto para as entidades do setor e avaliamos os tempos necessários para lidar com produtos serializados.

Pra você ter uma ideia, se o distribuidor tiver que abrir uma caixa de embarque com 100 unidades e ler manualmente as unidades serializadas, ele demora em média 3 minutos por caixa.

Se você não estiver achando muito, tente fazer as contas com um pallet com 40 ou 50 caixas e multiplique pelo número de pallets que vão em um caminhão… Eu fiz essas contas e uma carreta com 40 pallets demoraria 100 horas para ser lida com leitores de mão.

Hoje fico por aqui, acompanhe os vídeos e não esqueça de deixar seu Like e compartilhar.

Grande abraço e até a próxima!!!