Blog

Quer saber como funciona o Datamatrix e o que e o IUM?

25/06/2018, por Rodrigo Klein

Quer saber como funciona o Datamatrix e o que e o IUM?

Acompanhe mais esse video!

Se você está ligado no assunto da Rastreabilidade de Medicamentos, já deve ter ouvido falar do IUM, certo?

Vamos lá, o IUM é o Identificador Único de Medicamento, que nada mais é que o RG do medicamento, ou seja, a maneira de identificar de forma única uma unidade de medicamento na cadeia de suprimentos.

De acordo com a ANVISA, o IUM é composto pelo GTIN, pelo número de registro no ministério da Saúde, por um código serial, pela data de validade e pelo lote de fabricação.

Essa combinação de informações torna uma simples caixinha de medicamentos única e permite que possamos rastrear ela, por onde quer que ela passe formalmente na cadeia de suprimentos.

A criação do IUM tem uma única regra, que é a impossibilidade de se repetir o serial para para a mesma apresentação, ou seja, para o mesmo GTIN.

Ficou confuso? Vou te explicar melhor.

Se você está fabricando unidades do produto A e entre essas unidades, seu sistema de serialização codificou o serial 1234. Para esse produto você não vai mais poder repetir o serial, ou seja, não vai mais poder usar o serial 1234. Só será possível usar novamente o 1234 se você codificar o produto B, ai não tem problema.

Veja bem, mesmo que você fabrique o produto A amanhã, onde na prática mesmo usando o 1234 o IUM mudaria, você não poderá!

Isso é por que nesse ponto, a ANVISA buscou um alinhamento com o padrão da GS1 pra codificação. No padrão da GS1, a combinação que torna uma unidade de medicamentos única é apenas GTIN + Serial, o famoso SGTIN.

O que isso muda? Na verdade, facilita em muito a aquisição de equipamentos fornecidos por empresas globais, que não precisam fazer alterações significativas em seus sistemas pra atender aos regulamentos do Brasil.

Na realidade isso acaba se refletindo em um custo menor de aquisição no final de tudo.

Agora, não vamos nos esquecer do Datamatrix, que na verdade é o portador do IUM.

O Datamatrix é o que permite que o IUM possa ser lido de maneira automática nas operações logísticas, e é através dele que podemos capturar a informação do IUM usando um leitor, uma câmera ou coletor de dados.

Sempre que você pegar uma embalagem de medicamentos serializada, você vai encontrar duas informações.

Uma delas é o Datamatrix, que é usado para leitura automática dos dados do IUM.

A outra informação, que geralmente você vai encontrar ao lado é o que chamamos de informação “humano legível”. Essa informação é nosso backup caso ocorra algum dano no datamatrix ou caso você precise identificar a unidade e não tenha nas mãos um leitor.

Bom, espero que tenha gostado da informação e acompanhe os próximos vídeos onde vamos falar sobre o IET, que é o identificador de Embalagem de Transporte!

Não esqueça de deixar seu Like e compartilhar!

Abraço e até a próxima!!!